quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais chegados que irmãos




Amigos, compadres, companheiros, brothers, manos.... tantos nomes, tantas culturas, tantos tipos e estilos mas que definem um único ser: aquele pedaço de nós que em algum momento se desprendeu de nós e foi habitar em outro corpo. Usando uma linguagem puramente metafórica, mas que verbaliza o encontro de pessoas que compartilham similaridades e afetividades.


É engraçado como duas, três, quatro, oito, ou mais pessoas, mesmo sendo tão diferentes, conseguem ser tão iguais, se sustentar e se compreender em nível quase subatômico. A amizade é um tipo de relacionamento que a palavra de Deus incentiva a vivermos e a oferecer para outros.


De acordo com o site Wikipédia, o termo amizade é definido da seguinte forma:


"Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente."

Me senti tocado neste dia por ter tido contato com um amigo antigo, passado um bom tempo com ele no telefone, e conversar sobre as mudanças que ocorreram em nossa vida ao longo dos anos e sobre os problemas que enfrentamos hoje em dia. Percebi que estamos numa nova etapa, somos mais cobrados, mais amadurecidos, temos mais responsabilidades, vivemos no mundo dos adultos hoje. Mas também, foi muito revigorante poder perceber a liberdade para ser menino denovo, poder sentir novamente o gosto da infância, da ingenuidade, da cumplicidade e do suporte.

Este tipo de relacionamento está se perdendo. O mundo tem ensinado cada vez mais a extravasão da sexualidade, da promiscuidade, da frieza das relações e da virtualização da convivência. Por outro lado, o ativismo, as pressões sociais, as mudanças culturais e societárias, também modificam nosso comportamento e nossa forma de ser com as pessoas. O conceito de amizade se perdeu! Hoje, na época do capital, amizade tem sido uma moeda de troca, onde ofereço a alguém os meus serviços, em troca de algum tipo de benefício pessoal. Só me relaciono com pessoas que me agradam, ou que estão me fazendo bem, quando elas deixam de me fazer bem, ou quando encontro algo que me satisfaça mais, rapidamente as abandono e me volto para minhas próprias necessidades, não aprendi o que é amizade de verdade! E, para todas essas pessoas que conhecem apenas esse tipo, só posso dizer uma coisa: tenho muita pena de vocês!

Precisamos nos ater para os detalhes, eles fazem toda a diferença! O que somos ou fazemos nessa terra é passageiro. O que conquistamos, o que lucramos, ficará enterrado, não poderemos levar para a outra vida. "Uma geração vai, outra geração vem, mas a Terra para sempre permanece"

Engraçado ver como a palavra amizade deriva da palavra "amor", pois amor, termo tão banal hoje, é mais que um sentimento, é uma postura. Posso ainda ser mais ousado e dizer que quando vivenciamos a verdadeira amizade, experimentamos um pouco de Deus, pois se amizade deriva do amor, e se Deus é amor, logo, amizade deriva de Deus.

Cuide bem daqueles que estão próximos a você. Viva um amor não fingido. Lute contra a lógica dominante do egoísmo e do autocentrismo. Experimente as maiores alegrias em poder compartilhar sua vida com seus amigos. Valorize-os, invista neles, gaste tempo com eles, pois são parte de você. A solidão não foi feita para o homem, o próprio Deus viu isso!!!! Desde o Édem nos ensina a andar com alguém, enviando-nos de 2 em 2 para anunciar o evangelho, sempre colocando outro como suporte: Moisés teve Jetro, Davi teve Jonatas, Daniel passou pela prova com mais 3 amigos.

Vamos anunciar o evangelho e experimentá-lo em nossas vidas, fazendo de nós mesmos testemunhos do que Deus faz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário