sexta-feira, 16 de março de 2012

Uma medida de trigo por um dinheiro





"E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho. " Apocalipse 6:5-6"


A ganância, usura, avareza, são características comuns para pessoas que vivem na sociedade do capital. O modo de acumulação de riquezas e a potencialidade do lucro, marcas da nossa forma de organização social, ditam as regras e os costumes dos nossos dias: como vestimos, o que comemos, onde vamos, com quem estamos... pode parecer exagero, mas infelizmente tudo está ligado a um único princípio, ao nosso autocentrismo.

A própria psicologia promulga que em nossos relacionamentos nos aproximamos apenas de pessoas que achamos atraentes ( sob aspectos físicos, emocionais e característicos), o que é a marca de um grupo de pessoas que vive tentando satisfazer vontades e desejos pessoais, ou pelo menos o que lhes foi ensinado como sendo importante.

O conhecimento aumenta, e junto com ele nossos produtos de consumo. As relações comerciais se tornam cada vez mais virtuais assim como nossas relações sociais. Não temos tempo para sermos humanos, apenas vivemos pelo progresso.

A igreja está inserida nessa lógica egoísta e auto-suficiente, muitas vezes incorporando esta filosofia e sendo alvo justo de retaliação da sociedade indignada por esta não viver a diferença que se espera dela.

Somos desta sociedade e estamos inseridos numa lógica dominante e individualista de vida, que muitas vezes nos coloca contra os ensinos do nosso Mestre Jesus. Então como viver neste mundo de forma a ser a Igreja que Cristo vem buscar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário